Publicidade

Rússia x Ucrânia: Será a 3º Guerra Mundial?

Rússia x Ucrânia: quais as chances de conflito se transformar em 3ª Guerra Mundial? Essa é uma das perguntas mais feitas em 2022.

Publicidade

Afinal, após o início dos conflitos na Ucrânia toda a atenção do mundo está voltada para esse assunto.

Por isso, saiba agora tudo sobre a guerra Rússia x Ucrânia.

Rússia x Ucrânia – Quais as chances de se ser o início da 3º Guerra Mundial

Em primeiro lugar, se você quer saber se há mesmo uma grande chance de ser o começo da 3º Guerra Mundial, você está no lugar certo.

Isso porque, vamos falar tudo sobre esse assunto.

Publicidade

Por isso, vamos direto ao assunto: estamos mesmo testemunhando o prelúdio da 3ª Guerra Mundial?

Rússia x Ucrânia
Rússia x Ucrânia – Veja se esse conflito pode ser a 3º Guerra Mundial

Essa é provavelmente uma das maiores dúvidas atualmente desde as recentes ações do Kremlin contra a Ucrânia, que desencadearam uma enxurrada de denúncias e sanções por parte do Ocidente.

No entanto, a resposta é: não.

Isso porque, por pior que seja a situação na fronteira entre Rússia e Ucrânia neste momento, ainda não se imagina um confronto militar direto entre a aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia.

Além disso, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido observavam nos últimos anos a Rússia organizar uma força capaz de invadir a Ucrânia, rapidamente eles retiraram seu pequeno número de conselheiros militares.

“É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, no início deste mês, prometendo que não enviaria tropas americanas para a Ucrânia sob nenhuma circunstância.

O possível fim da Guerra

Por outro lado, líderes ocidentais ainda temem que a Rússia possa estar pronta para realizar uma invasão da Ucrânia em uma escala ainda maior.

Nesse sentido, toda a preocupação se deve estar ainda depende de vários fatores:

  • quem você é,
  • onde você está e
  • o que a Rússia fará em seguida.

Nesse sentido, Se você é um soldado ucraniano da linha de frente no leste da Ucrânia, claramente a situação é extremamente perigosa.

Publicidade

Por outro lado, para milhões de ucranianos, o medo de como a crise afetará seus cotidianos está sempre presente.

Apenas o presidente Putin e seu círculo íntimo de confiança sabem o quão longe ele pretende levar essa crise, apesar de todas as análises que estão sendo feitas por especialistas de direito internacional.

Conflito entre Rússia x Ucrânia pode se transformar em 3ª Guerra Mundial?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares ultimamente.

No entanto, não tem uma resposta tão simples.

Isso porque, enquanto a ação da Rússia se concentrar em Donestsk e Lugansk, mesmo a movimentada capital ucraniana Kiev, e outras cidades, não vão estar a salvo de ataques.

Por outro lado, a linha vermelha para a Otan e o Ocidente é se a Rússia ameaçar algum Estado membro da Otan.

Isso porque, de acordo com o Artigo 5 da Otan, a aliança militar ocidental é obrigada a defender qualquer Estado membro que seja atacado.

Isso porque, embora tenha dito que quer se juntar à aliança militar, a Ucrânia ainda não é membro da Otan.

Vale destacar que é exatamente isso que Putin está determinado a impedir.

Afinal, diversos países do Leste Europeu como Estônia, Letônia, Lituânia ou Polônia, que já fizeram parte da órbita de Moscou nos tempos soviéticos, já são membros da Otan.

Dessa forma, esses governos estão claramente nervosos com o fato de que as forças russas podem não parar na Ucrânia e usar algum pretexto de “ajudar” minorias étnicas russas no Báltico para continuar invadindo outros países.

Por essa razão, a Otan recentemente enviou reforços aos seus membros do Leste Europeu.

Publicidade

Nesse sentido, será que você precisa estar mesmo preocupado ou não?

Quão preocupante é a guerra?

Inicialmente, é importante lembrar que, enquanto não houver conflito direto entre a Rússia e a Otan, não há razão para que essa crise.

Isso porque, por pior que seja, essa talvez vire realmente uma guerra mundial em grande escala.

Afinal, é importante lembrar que a Rússia e os EUA têm, entre eles, mais de 8 mil ogivas nucleares, então os riscos são estratosfericamente altos.

Ou seja, a velha máxima da Guerra Fria de “Destruição Mutuamente Assegurada” (MAD, em inglês) ainda se aplica.

“Putin não está prestes a atacar a Otan. Ele só quer transformar a Ucrânia em um Estado vassalo como Belarus”, disse uma importante fonte militar britânica na terça-feira (22/2).

Estado de espírito de Putin deixa guerra contra a Ucrânia imprevisível

Assim, como imprevisível é o estado de espírito de Putin e também frio e calculista, como o enxadrista e lutador de judô que é, seu discurso na segunda-feira (21/2) lembrava mais o de um ditador raivoso do que o de um estrategista astuto.

Isso porque, chamando a Otan de “perversa”, ele falou com todas as letras que a Ucrânia que não tinha o direito de existir como uma nação soberana independente da Rússia, o que preocupa.

Por outro lado, o Reino Unido não é o único país a punir a Rússia com sanções.

Afinal, os EUA foram mais longe e a Alemanha, por exemplo, acabou adiando a aprovação do enorme gasoduto Nord Stream 2 da Rússia

No entanto, o Reino Unido foi pioneiro nas sanções.

Vale destacar que a Rússia já tem um plano para reagir às sanções.

No entanto, as empresas ocidentais na Rússia provavelmente sofrerão. Por outro lado, tudo pode piorar bem mais, se Putin assim quiser.

Afinal, a vingança pode vir na forma de ataques cibernéticos — algo sobre o qual o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido já avisou.

Assim, muitas vezes difíceis de atribuir ao governo russo, esses golpes podem ter como alvo:

  • bancos,
  • empresas,
  • indivíduos e
  • até infraestruturas nacionais fundamentais.

Veja também:Soldado sacrifica a própria vida para impedir avanço russo e é aplaudido como herói!

Assim, o problema agora é que, após anos de declínio das relações com Moscou, inclusive com o envenenamento de dissidentes russos em solo britânico, a confiança mútua entre a Rússia e o Ocidente é praticamente inexistente.

Desta forma, esse é um cenário perigoso em meio à crise que acontece atualmente na Ucrânia.

Continue nos acompanhando!